Atenção: Esse artigo é para os administradores da plataforma. Caso você seja um aluno, favor entrar em contato diretamente com a instituição responsável pelo seu curso.


Sobre os planos

Com o Pagamentos Eadbox é possível criar planos para que seus alunos também possam fazer pagamento recorrente, esta é uma modalidade de venda exclusiva, complementar a vendas normais, trata-se de uma modalidade de assinatura e pagamento recorrente - formato análogo à assinatura da Netflix/ HBO Go/ Hulu e serviços afins.  


Os planos funcionam exclusivamente com Pagamentos EADBOX

Para criar um plano você vai em Financeiro > Planos ali encontrará as opções:



Configuração


Ao configurar um plano ele cria uma aba própria com URL onde configura as características dele para convencer as pessoas a comprar.


1 - Nome, atribuir um nome que identifica o Plano

2 - Intervalo de Cobrança, definir intervalo da cobrança em dias 30, 60, para que a plataforma possa realizar a cobrança do cartão de crédito do seu aluno, o intervalo irá coincidir com o número de cobranças que excedem em uma cobrança além da inserida no sistema. 

3 - Período de testes, você pode disponibilizar um período para seus alunos acessarem os cursos gratuitamente (Teste). Esse será o número de dias que seu aluno terá acesso aos cursos do plano antes de ser cobrado pela primeira vez. O mínimo são 7 dias.

4 - Habilitar cancelamento automático, onde a plataforma estará programada para encerrar o acesso do aluno na assinatura, independente dele estar em dia com o pagamentos. 

- É configurar uma validade máxima para a assinatura. Se você habilitar essa opção, pode determinar um número de cobranças (períodos) que a plataforma irá oferecer para o aluno antes de cancelar a assinatura.


t Não habilitar esta opção, faz com que aluno tenha acesso à assinatura enquanto estiver pagando


Exemplo: Quero que meu plano não seja vitalício, quero que o aluno tenha um acesso de no máximo 1 ano no plano. Habilito o cancelamento automático e como o intervalo de cobrança é 30 dias, configuro o número de cobranças para 12 períodos.

 

5 - Não listado, onde os alunos só terão acesso ao plano se receberem o link do mesmo. Se a opção ficar desmarcada o aluno não encontrar o plano na página pública de planos.

6 - Descrição do plano, para descrever as principais caracerísticas dele 

7 - Campos Logo e Banner, as imagens que destacam o Plano no catálogo de cursos en na página pública.

8 - Cursos, para você selecionar quais cursos farão parte desse pacote de assinatura (um ou mais cursos).

9 - Data de publicação e despublicação do plano, onde a data de publicação é quando o plano fica publicado e pode ser comprado por alunos, e a data de despublicação é quando ele fica indisponível para compra.

   

Ao criar um plano, ele ficará listado quando você acessar o menu Financeiro > Planos junto às informações básicas dele.

 

Também é possível executar ações como:

- Verificar as matrículas feitas no plano

- Editar o plano: É possível editar completamente ele, mas não é recomendável a edição dos dados de intervalo de cobranças ou cancelamento automático. 

Atenção

Introduzir um novo curso em um plano, os alunos já cadastrados terão acesso liberado ao curso em até 48 horas.  


- Copiar link do plano, para que ele seja divulgado em redes sociais, WhatsApp, e-mail.

- Acessar plano, você será direcionado a parte pública e visível do plano.

- Arquivar plano, só é possível acessar ele através de Filtrar > Status do plano.

- A opção de Excluir no momento não esta disponível



Gerenciar assinaturas de um plano, é necessário clicar nos três pontinhos no lado direito do plano em questão na tabela e clicar em Matrículas. Nesta tela há uma pequena dashboard de informações sobre aquele plano e uma lista de assinaturas no mesmo. A tabela de assinaturas possui as seguintes colunas:


1 - Usuário, usuário que assinou aquele plano. Clicando em cima do texto irá redirecionar o administrador para a tela do perfil daquele usuário na plataforma;

2 - Plano de ensino, nome do plano;

3 - Matrícula, data de criação da assinatura;

4 - Período atual, mostra as datas de início e fim do periodo atual da assinatura;

5 - Método de pagamento, mostra a integração usada para pagamento da assinatura.


Existe uma plataforma: Pagamentos EADBOX

Pagamento EADBOX permite Cartão de Crédito e Boleto


6 - Situação, se a assinatura está paga (ativa), não paga (inadimplência) e cancelada (não há como reativar);

7 - Data de cancelamento, data em que foi feito o cancelamento da assinatura, caso ela esteja nessa situação. Caso contrário o campo estará em branco.

8 - Solicitações, essa última coluna refere-se às ações que o administrador pode fazer com essa assinatura em específico. Há a opção de transferir assinatura e cancelá-la.


Para mais detalhes sobre os status da matrícula de planos clique aqui


    Quando você finaliza a criação do plano, ele não aparece instantaneamente na página, é necessário atualizar a mesma. Caso você tenha muitos planos disponíveis na página, é possível filtrar por nome e status.


Cancelar a assinatura


Para cancelar é preciso que ela esteja paga (ativa). Nesse caso, basta clicar nos três pontinhos ao lado da assinatura desejada e clicar em "Cancelar assinatura".

O cancelamento também pode ser feito pelo Aluno em sua área logada:




Ao assinar um plano que tem período de testes, o aluno precisará adicionar o cartão de crédito ou gerar o boleto. É preciso colocar as informações do cartão de crédito na hora de assinar mesmo em período de testes, pois será necessário confirmar o cartão para realizar a cobrança após o período de testes. A cobrança só será feita após os dias do período de teste acabarem, mas para a confirmação é realizada uma transação no cartão e a mesma é estornada segundos depois.


Para o aluno realizar a troca de seu cartão, é importante que o procedimento seja feito antes do vencimento da assinatura, pois caso deixe vencer o botão ficará indisponível.


    Lembrando que, o boleto leva até 3 dias para compensar o pagamento, então se o aluno fizer o pagamento após o período de testes terminar, os cursos ficarão indisponíveis até que o pagamento seja confirmado.


Também lembrando que quando o aluno realiza a compra duplicada do plano, a segunda compra cancela a primeira automaticamente, contudo ocorre emissão de um boleto para cada matrícula que aparecerão no campo de extratos na área de ADM, não sendo possível retirar a informação. 


 

Importante: Um plano não elimina os valores dos cursos, o objetivo do plano e a forma de pagamento recorrente com is cursos, e para que o plano funcione necessita de cursos com preçõs, caso não deseje os cursos com valor será necessário colocá-los como assinável.


Nota: Os planos não funcionam com coautores, o coautor só recebe pela venda de um curso se associado mas nunca pela venda de um plano.


     Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe de atendimento através do suporte@eadbox.com