Atenção: Esse artigo é para os administradores da plataforma. Caso você seja um aluno, favor entrar em contato diretamente com a instituição responsável pelo seu curso


    Lançar um curso de venda de cursos online vai além de produzir um bom conteúdo e disponibilizá-lo online. Também é necessário ter uma estratégia de vendas definida para a sua plataforma. Pensar nas imagens, textos e métodos que ajudem a converter os visitantes do seu site em estudantes é algo crucial para o sucesso do seu negócio


    Neste artigo queremos lhe apresentar algumas das principais técnicas de lançamento que nossos clientes aplicam no momento de lançamento de seus cursos online. Quem sabe você não tem alguma boa ideia para botar em prática?


Método de Pré-Vendas
    Este método é bastante interessante para quem está querendo experimentar a força de mercado sem antes realizar o lançamento do projeto. A ideia consiste simplesmente em vender o seu curso, antes mesmo deste estar finalizado e disponível na plataforma. Para isto, você precisará apenas criar uma "casca" do curso,  divulgar, colocar uma data de lançamento oficial e garantir que seus conteúdos estão prontos até esta data. Este é um bom método para levantar fundos antes mesmo de lançar o projeto.

    

    Para fazer o processo de pré-vendas é necessário criar toda a estrutura e configurações do curso, e deixar as aulas como não liberadas. Com um conteúdo provisório, nomeado com a data que será liberado esse conteúdo. Antes de chegar a data é importante que esse conteúdo seja substituído.

Lançamento Relâmpago

    Outra tática legal é fazer publicações nas mídias de contagem regressiva ou com um foco de surpresa. Também é possível utilizar as vagas limitadas para o curso e  também a questão de abrir e fechar o período de inscrição (deixar o curso assinável no período de inscrição e depois desabilitar essa opção), com o intuito de gerar urgência na compra.


Aula de Degustação

    Que tal disponibilizar uma primeira aula gratuita para chamar a atenção do seu aluno e deixá-lo com mais vontade de comprar o seu curso? Quando a aula gratuita é adicionada dentro de um curso pago, os alunos cadastrados nela não são contabilizados como ativos, só serão considerados após realizarem o pagamento do curso para acessar o restante das aulas.

    

    Para deixar uma aula como gratuita, é só entrar no curso, encontrar a aula desejada e ir em "Editar". Uma janela será aberta e é só você ir na aba "Acesso" e habilitar a opção "Aula Gratuita".


O que é "Buyer persona"

Antes de começar a divulgar, você precisa saber para quem você está divulgando: "Quem é o seu comprador ideal?", essa será sua Buyer persona e definindo isto, suas estratégias de marketing serão mais eficientes.


Nossa ideia não é divulgar para todas as pessoas possíveis até que uma hora você atinja seu comprador ideal. É como se você estivesse jogando pedras por cima de um muro, sem ver quem está do outro lado, torcendo para que alguém seja atingido.


Definindo seu comprador

Vamos fazer do jeito certo: primeiro precisamos criar a sua buyer persona. É preciso entender quem são seus consumidores ideais, através de dados demográficos, comportamentos, motivações e metas.

1. É criada a partir de observação e análise, ajudando a entender a mentalidade de potenciais compradores, e entender o conteúdo ideal para oferecer.

2. Devem ser criadas com base em pesquisas reais, não suposições! Se as suposições estiverem erradas, o público atingido também vai ser o errado, e não é isso que nós queremos, certo?

    Estabelecendo isso você consegue entender melhor quem é o seu público e o que pode fazer para atingi-lo. Informações como idade, rede social mais utilizada, horário que a pessoa costuma usar a internet são super importantes para você usar na hora da divulgação.


Mapa de empatia

Você pode criar um mapa de empatia para entender melhor o seu cliente, clique aqui e veja para que ele serve e como pode te ajudar.

Depois de definir quem é seu comprador ideal é preciso entender em qual etapa da jornada de compra ele está, e saber qual o melhor tipo de conteúdo para aquela etapa.

    É preciso criar um conteúdo que consiga suprir as necessidades do seu cliente ideal, explicando porque a sua solução é a melhor opção para ele, e transformá-lo em seu cliente de fato.


Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo e suas estratégias de divulgação são a melhor forma de transformar um lead em cliente, leia mais sobre clicando aqui.

    Cada passo da sua estratégia deve ser analisado para saber o que está funcionando, o que pode ser melhorado e quais soluções são válidas.


Veja também:

Como funcionam as aulas não liberadas

Como criar uma boa landing page?

Estratégias de vendas na plataforma Eadbox

Integrações nativas da plataforma


     Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe de atendimento através do suporte@eadbox.com