Caso você não tenha o software instalado, baixar diretamente no site https://obsproject.com/

    

O OBS é uma Ferramenta Gratuita que possibilita gravar e realizar transmissões ao vivo.

Existem passos importantes para poder realizar uma boa gravação como uma transmissão ao vivo de qualidade.


Complementando a informação veja: Como fazer uma transmissão ao vivo na plataforma?

Sempre que realizar uma gravação: 

  1. Recomendamos o uso de uma boa câmera web e microfone para melhorar a qualidade, isto dá uma melhor experiência a seus alunos

  2. Antes de realizar uma gravação prepare seu roteiro para não improvisar, afim isto é tempo.

  3. Conheça alguns passos para criar um bom roteiro em nosso BLOG 

 

  1. Através do menu configurações > saída > caminho da gravação, é possível escolher em qual pasta o arquivo ficará após ser gravado.

  2. Em qualidade de gravação escolher tamanho de arquivo.

  3. Definir formato de gravação, recomendamos MP4 pois é um formato mais leve e é aceito pela maioria dos reprodutores de vídeo. 

  4. Depois de escolher a configuração desejada, clicar em Aplicar > Salvar.

 

Através do software é possível capturar toda a área visível do monitor, janelas, inserir imagens, slide shows, vários arquivos, microfone, câmera, entre outros.



A cena é o conjunto de fontes que configuro no programa para que saiam na gravação ou transmissão ao vivo, podem existir varias cenas com diferentes fontes isto ajuda na composição do que quero que veja o aluno.

A fonte é o canal ou dispositivo associado dentro de uma cena, exemplo: Câmera web, microfone, a tela do meu computador, uma imagem, cada um é considerado uma fonte.

Clique no botão direito do mouse acima de fontes e apareceram as seguintes opções

 


A tela preta central irá mostrar a composição de fontes da cena, e ao iniciar gravação é aqui como a sua apresentação irá aparecer para o aluno.


  

Por último iniciar a grabação






O OBS permite que o usuário transmita apresentações ao vivo, além de compartilhar telas com qualquer pessoa com acesso à esse vídeo. 

 

Igual que na gravaçã, no software é possível capturar toda a área visível do monitor, janelas, inserir imagens, slide shows, microfone e câmera, entre outros.

 

 É muito importante conhecer seu computador, saber a capacidade da memória RAM, a placa de vídeo e sistema operacional, info fundamental para configurar sua gravação e transmissão. 


 

Antes de configurar a transmissão seguir o mesmo passo do ponto Passo 3 - Criação da cena para configurar a cena.

 

 

Para verificar a velocidade de carregamento de sua internet, você precisa realizar um teste de velocidade, clique aqui para obter a informação

 


Você precisa saber o processador que tem seu computador, para isto acesse em pesquisar > Configurações do sistema > sobre.




A partir do valor da upload (em Mbps) e do tipo de processador cruzaremos as informações baseada na tabela a seguir, isto será a configuração de Bibrate no OBS: (veja a tabela completa)

 

Assim obteremos as informações para configurar a taxa de informação de video e audio no OBS (Bibrate).


Esta informação deve ser colocada no OBS, e para isso você deve ir para configurações, saída, Bibrate de vídeo, colocar 3500 resultado do análise anterior clique em "Aplicar" e "Aceitar" para salvar as alterações.


O Bibrate de áudio pode deixar entre 256 ou 320 para ter uma boa qualidade se trabalhar com microfone de lapela.

Esta configuração permite que sua Transmissão ao vivo trabalhe com os dados corretamente em função da seu internet e computador.  


     Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe de atendimento através do suporte@eadbox.com