A plataforma permite que você insira conteúdos somente nas aulas, pensando sempre na experiência do aluno.



A divisão entre Módulos e Aulas, facilita a visualização para o aluno, principalmente se seu curso tiver muitas aulas. 



Quando o aluno abre o curso, todos os conteúdos são previamente carregados, e se nele tiver muitas aulas e muitos conteúdos, irá levar um tempo maior para que os alunos possam visualizar e isso pode acabar dando timeout na página.


    Dentro das aulas é possível inserir vários tipos de conteúdo

  1. Vídeos, nos formatos mp4; flv; wma; avi; mov; qt; mpg; dv; 3gp; asf; wmv; m4v; dvx; 3ivx; 3vx; 3g2; mkv

  2. Arquivos, como pdf, ppt (não interativo), word, excel

  3. Textos simples e HTML (através do editor direto na plataforma)

  4. Transmissão ao vivo (Saiba como configurar sua transmissão ao vivo aqui)

  5. Videoconferência 

  6. Áudio

  7. Vídeos hospedados em outros sites (YouTube e Vimeo)

  8. Avaliações

  9. HTML (Páginas prontas)

  10. Pesquisas 

  11. iFrames

Recomendamos a leitura deste artigo para se informar sobre as especificações e limitações de cada um dos conteúdos possíveis.


save image


É importante lembrar que ao criar, as aulas e os cursos ficam automaticamente em modo rascunho e é preciso publicá-las para que o aluno possa visualizar o conteúdo.


save image



O grande segredo aqui é tentar trabalhar com conteúdos um pouco mais encapsulados. Pensar em:

- Texto ou video dando as boas vindas aos alunos.

- Vídeos de 10-15 minutos é o recomendado. 

- Grandes conteúdos de texto, ainda que seja uma apostila, coloque  um material bem dividido em capítulos, que facilitem a navegação do seu aluno entre os tópicos.

- Questionarios ou avaliações.

- Pesquisa de Satisfação.

    save image



Dentro de cada aula é possível definir suas próprias configurações, o que limita o conteúdo, além das configurações gerais do curso. Ao clicar em “Editar” em uma aula você pode definir configurações gerais como:

- Título e descrição. 

- Informações de progresso: se a aula tem uma nota mínima para aprovação ou se é uma aula extra.

- Informações de acesso: definir quando a aula será publicada, se a aula será privada, se será uma aula gratuita ou quando a aula será liberada para os alunos.

- Extra: Habilitar fórum dentro da aula, para que os alunos possam realizar discussões.

 save image


Algumas observações importantes sobre configurações de acesso e progresso dentro de uma aula:


Caso a opção de “requer aprovação nas aulas” esteja marcada nas configurações de progresso do seu curso, o aluno não poderá avançar para o próximo conteúdo sem que ele tenha atingido a nota mínima para a aprovação que você definiu dentro da aula.


A aula extra não contabiliza no progresso do aluno, então ele pode optar por fazê-la ou não, isso não irá afetar na finalização do curso.

  • Ao definir quando uma aula será publicada, ela só irá aparecer para o aluno na lista de aulas do curso na data que você definir para publicação. Lembrando que aulas inseridas ou excluídas após o aluno estar matriculado no curso alteram o progresso dele. Se você não quer que o progresso seja alterado, sugerimos usar a liberação de aulas, assim ela fica publicada, mas só é liberada para o aluno acessar a partir de um dia x ou dias y após a data da matrícula do aluno, assim o progresso do aluno não é alterado (somente se algum conteúdo for removido ou alterado).


IMPORTANTE


Deve se configurar o cursos, terminar os aulas e então publica-las antes que alunos se matriculem no curso em questão. Caso os alunos sejam matriculados no curso antes de ter uma aula publicada, o curso constará automaticamente como finalizado para o aluno pois não há conteúdo para ser visto.


Veja outros artigos relacionados:





Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode abrir um chamado para o nosso time aqui, ou enviando um e-mail para suporte@eadbox.com. Mas antes, leia este artigo e entenda quais as informações que nosso time de atendimento precisa para te ajudar de forma mais rápida.