A transmissão ao vivo ou Live Stream é a possibilidade de emitir video e audio pela internet em tempo real, para isto é necessário realizar alguns passo e considerar alguns cuidados

 

A transmissão é realizada por um software externo, será necessário integrar com uma ferramenta de streaming, como OBS, XSplit ou Zoom. Como esses softwares não fazem parte da Eadbox o suporte ao sistema não está dentro do nosso escopo, assim é necessário verificar na página oficial dos mesmos.

 

Complementando a informação veja: Informações gerais de OBS e como gravar a transmissão

Para isso é necessário criar um curso, uma aula e logo adicionar a transmissão ao vivo como um conteúdo. 

Ao definir o nome para a transmissão ter em conta que esta informação estará visível na parte pública e interface do aluno se a aula está publicada.

A data ficará visível só no curso para o aluno.


    

save image



Após criar o conteúdo da transmissão, você precisa acessar o menu “Gerenciar” para acessar as configurações


save image

    

No botão “Instruções” você terá acesso às informações (Links) necessárias para integrar com o serviço de stream escolhidoOBSXSplit ou Zoom.

 

save image


    


Sempre que realizar uma transmissão ao vivo recomendamos.

  1. Conecte seu computador o notebook por cabo, isto impede que a transmissão seja pixelada o tenha interferencia.

  2. Recomendamos o uso de uma boa câmera web e microfone para melhorar a qualidade, isto entrega uma melhor experiência a seus alunos

  3. Antes de realizar uma transmissão ao vivo no dia marcado com seus alunos, sugerimos a realização de testes  a fim de evitar problemas em cima da hora.


Cada programa a ser utilizado vai ter sua forma de integração, o processo pode mudar mas para facilitar vamos colocar a configuração mais simples de cada programa.

Cada programa OBS, XSplit ou Zoom tem configurações opcionais para melhorar a transmissão, e responsabilidade do cliente é se informar de forma externa seu uso.


Instalar o programa gratuito no seu computador, pode baixar ele AQUI.

 

Escolha na sua plataforma os links (RTPM URL) e também (Stream name). você terá que adicionar as informações no OBS.

    

Levar estes links no OBS acessando as configurações selecionando a opção de transmissão, alterar o serviço para "Personalizado...". Logo adicionando o RTMP URL e a stream name, nos campos de servidor e chave de transmissão, respectivamente.



Iniciar a transmissão primeiro no OBS e logo na plataforma.

 

Para gerar uma transmissão padrão você  precisa configurar as cenas no OBS, caso queira uma qualidade superior é necessário configurar a taxa de informação de dados, veja como.


Para realizar esta integração dependerá de um plano pago, porém contratado o plano já é possível realizá-la.

a) Acessar o link para comprar o plano 

b) Ingresar a “Webinars Settings” e logo em “edit”




c) Habilitar a opção de Transmissão ao vivo 

d) Trazer os links do conteúdo ja criado “Transmissão ao vivo” da plataforma e colocá los na opção Custom Live Stream Service



Para realizar esta integração dependerá de um plano pago, porém contratado o plano já é possível realizá-la.

a) Acessar o link para instalar o programa

b) Acessar a Broadcast > Set up and new output > Custom RTMP



Trazer os dois primeiros links do conteúdo já criado “Transmissão ao vivo” da plataforma e colocá los na opção RTMP URL e Stream Name


A plataforma não grava as transmissões ao vivo, isto dependerá se o programa OBS, XSplit ou Zoom permite. Desta maneira, caso você queira pode disponibilizar a gravação da transmissão posteriormente em seu curso fazendo o upload do arquivo no seu curso.

 

Veja o passo a passo de como gravar e as informações de transmissão do OBS

 

 


Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode entrar em contato com nossa equipe de sucesso do cliente.



     

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode abrir um chamado para o nosso time aqui, ou enviando um e-mail para suporte@eadbox.com. Mas antes, leia este artigo e entenda quais as informações que nosso time de atendimento precisa para te ajudar de forma mais rápida.