Atenção: Esse artigo é para os administradores da plataforma. Caso você seja um aluno, favor entrar em contato diretamente com a instituição responsável pelo seu curso.


Sobre Coautores


Destacar seu produto ou serviço no mercado é sempre uma tarefa difícil, ainda mais com a alta concorrência. Para aumentar suas vendas, muitas empresas trabalham com programa de coautores, na plataforma contamos com esta ferramenta que "divide" a venda.


O Coautor é um usuário da plataforma que recebe uma porcentagem designada pelo administrador sobre as vendas de cursos individuais (planos e combos não utilizam a ferramenta).


Para utilizar esta ferramenta é necessario que ela esteja habilitada, caso não esteja, basta encaminhar um email para suporte@eadbox.com e verificar a viabilidade de inclui-la.


Grupos de perfil variantes


Um coautor pode pertencer a outros grupos de acesso dentro da plataforma, podendo ser esses:


Acesso de Professor, podendo criar cursos, carregar conteúdos entre outras atribuições, se tornando coautor ele pode receber pelas vendas do curso uma porcentagem conforme seja atribuído pelo administrador.

Foco principal do perfil: Criar cursos, estruturá-los, carrega conteúdos e receber a porcentagem pela venda.


Acesso de administrador, tem a mesma visualização que o proprietário da plataforma, acesso ao painel administrativo e a visão de autor, podendo atribuir coautores aos cursos.

Foco principal do perfil: Administrar a plataforma, criar cursos, alterar e receber a porcentagem da venda.


Acesso de aluno, é um perfil sem acesso ao painel administrativo e a visão de autor porém pode divulgar externamente a plataforma e os cursos, e com a atribuição de coautor ele pode receber uma porcentagem pelas vendas dos cursos conforme for atribuído pelo administrador.

Foco principal do perfil: Poder realizar um Marketing da plataforma através de ferramentas externas e recebe a porcentagem pela venda.


Configurações do perfil e do coautor


Alterar um perfil de usuário é bem simples, será aqui que definimos se a pessoa fica como aluno/a, administrador ou professor, para isso dentro do painel administrativo ir em Gestão>Pessoas>Editar seu perfil.


Sempre que uma pessoa se cadastra pela primeira vez ela é aluno/a, editando seu perfil podemos alterar o grupo ao que ele pertence e consequentemente suas permissões:


Adicionando coautores


O administrador e somente ele pode adicionar ou alterar os acessos dos coautores, com isso eles receberão receberão uma porcentagem em cima das vendas dos cursos vendidos individualmente (fora de planos de recorrência ou combos), essa divisão de pagamentos é chamada de split.


Para cadastrá-lo é necessário dentro do painel administrativo ir em Educação>Cursos>Ações e clicar em “adicionar coautores”.


Após isso, é preciso inserir o nome do usuário já cadastrado anteriormente na plataforma, definir a porcentagem da venda do curso recebida e cadastrar sua conta para recebimento.


Gerenciando os coautores


Você pode visualizar e gerenciar quais coautores estão cadastrados na sua plataforma, em quais cursos eles tem essa parceria e a porcentagem, para isto, dentro do painel administrativo ir em Financeiro>Coautores:



Nesta visualização, você pode editar a porcentagem de cada coautor no curso e excluir a parceria, com esta funcionalidade você não precisará se preocupar em baixar relatórios e fazer a divisão do dinheiro recebido.


Como é feita a divisão:


A divisão dos valores funciona da seguinte forma:


O valor chega de forma integral, é debitado primeiramente a taxa da EADBOX, que é variável de acordo com seu plano;

2° É dividido o valor entre os coautores e o administrador de acordo com a porcentagem definida;

3° A taxa do gateway é baseada sobre o valor integral da compra, porém é descontada apenas do administrador (a taxa é variante de acordo com a quantidade de parcelas, sendo elas: 1,8% à vista | 2,0% de 2x à 6x | 2,3% de 6x à 12x)


Visualização de coautor

Para o coautor verificar seu extrato, ele pode acessar pelo login da plataforma com email e senha normalmente e irá aparecer assim:


Um menu chamado “pagamentos” será adicionado para que ele seja redirecionado ao extrato da plataforma, onde poderá visualizar seus recebimentos. Clicando nesse menu, irá aparecer assim:


Na aba recebimentos constará o saldo a receber e o saldo disponível, como também a tabela com os recebimentos, contendo tipo da venda (curso, etc), título, ID da transação, origem, meio de pagamento, taxa (aqui engloba todo o valor que não vai pra esse coautor, taxas reais e o que é direcionado aos outros recebedores), valor (valor que ele irá receber), data, estado, ações (ele não tem acesso a estornar pagamentos).


Na aba transferência, constará todas as transferências que o usuário já fez da plataforma para a sua conta bancária. Coautor não faz antecipação. Mesmo funcionamento da tela de transferência e saque do admin.


Na aba conta bancária, tem o mesmo funcionamento da tela conta bancária do admin.


Informações importantes


- Após associar uma conta bancária do recebedor ao coautor, não é possível alterá-la, será necessario criar um novo perfil e atrelar uma nova conta.


- Associado o coautor e definida a porcentagem no curso não será possível definir que esse coautor ganhe para algumas vendas e outras não, ou seja, toda venda onde ele estiver como coautor automaticamente recebe por todas as venda.


- A funcionalidade não vem habilitada por padrão na plataforma, é necessário verificar se a mesma está disponível para o seu plano através do clientes@eadbox.com.


- Admin sempre será responsável pelas taxas e chargeback, mesmo que não receba nada pelo curso (100% do valor do curso atribuído para os coautores). Nesse caso, quando houver, ele irá ficar com saldo negativo e quando entrar algum valor, ele será descontado. Caso ele tenha valores na sua conta de recebedor, isso será descontado.


     Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe de atendimento através do suporte@eadbox.com.