Atenção: Esse artigo é para os administradores da plataforma. Caso você seja um aluno, favor entrar em contato diretamente com a instituição responsável pelo seu curso


Menu

Para saber quem são os usuários que estão cadastrados na sua plataforma, quais estão ativos, quais estão inativos, de qual perfil cada um faz parte, você deve acessar o menu Gestão > Pessoas.


Ao entrar no menu Pessoas, a plataforma te mostra quantos alunos tem cadastrados na plataforma, quantos estão ativos, a lista com todos os alunos e a visão geral de cada um.


Adicionando usuários

Dentro desse menu é possível adicionar pessoas manualmente:


Para adicionar pessoas é preciso ter informações básicas em mãos, como nome e e-mail. Nome e e-mail são campos obrigatórios padrão da plataforma, mas você também pode adicionar os campos de sua preferência. Lembrando que sempre que você for adicionar um aluno manualmente, precisa ter em mãos todos os campos que foram definidos como obrigatórios.


Na imagem abaixo temos o campo personalizado “Equipe”, e este campo deverá ser preenchido por o aluno ou administradores, assim ele conseguira redefinir senha caso precise. 


Você também pode definir uma senha para o usuário, ou deixar que ele insira quando receber o e-mail de cadastro.

    

Quando a senha de um usuário é definida por um administrador, a mensagem “Sua senha foi definida por um administrador, portanto não é segura. Clique aqui para alterar.” aparece cada vez que ele acessa a plataforma e ainda não alterou a senha no próprio perfil.


Gestão e controle de usuários

Após inserir um usuário, ele ficará disponível na sua lista de pessoas e você poderá realizar ações com ele, como: atribuir cursos, editar o perfil, bloqueá-lo da plataforma e editar o recebedor.


1. A atribuição permite que você matricule o aluno em um curso, combo ou trilha. Quando você atribui um deles para o usuário, ele fica com acesso aos cursos sem precisar fazer o pagamento (caso o curso seja pago).


2. Editar permite que você altere todos os campos do cadastro de um usuário, inclusive seu tipo de perfil: pode ser um aluno, autor, ou mesmo outro administrador. Somente administradores podem alterar o tipo de perfil de usuário.



3. Bloquear um usuário faz com que ele não possa mais acessar a plataforma com o mesmo e-mail, nem realizar um novo cadastro (somente se o e-mail do perfil que foi bloqueado for alterado).



4. Editar recebedor permite que você adicione/edite a conta bancária que seu coautor irá receber.


Ações em massa e filtro

Você também poderá fazer essas alterações em massa com vários alunos ao tempo. 


Para encontrar o usuário desejado também é possível filtrar por nome, e-mail, CPF, data de acesso, grupo (aluno, autor ou admin), curso e status (ativo, inativo ou bloqueado).


Alunos que estiverem bloqueados só serão encontrados se o filtro “bloqueado” em “status” estiver selecionado, se o filtro “todos” estiver ativo só serão levantados os usuários que estiverem ativos e inativos.


Quando um aluno se queixar que não consegue fazer o login e ao tentar fazer um novo cadastro ele recebe a mensagem de que o usuário já está cadastrado na plataforma, pode ser que o mesmo esteja bloqueado, então é importante verificar filtrando pelo status “bloqueado”. Se o aluno estiver nessa lista, você pode desbloqueá-lo e todo o histórico dele voltará também.


Dados de usuários e usuários não são excluídos da plataforma. Os dados de um curso no cadastro de um usuário só se perdem se o curso for excluído.


Informações

Ao clicar no nome de um usuário você tem um resumo das informações cadastrais dele e dos cursos em que ele está matriculado:


Ao clicar no curso é possível visualizar informações sobre o aluno dentro dele, como:

  • * Progresso dentro de cada aula

  • * Lista de avaliações feitas pelo aluno, tentativas realizadas e nota em cada tentativa

  • * Extratos para verificar quando o aluno fez a compra de um curso e status de pagamento


Também é possível:

  • * Visualizar o certificado, caso o aluno já tenha finalizado o curso e tenha sido aprovado

  • * Forçar a conclusão do aluno nas aulas, mas essa opção não força a conclusão nas avaliações, visto que elas precisam de nota para aprovação, nesse caso o aluno ficará como concluído e não aprovado

  • * Bloquear ou desbloquear assinatura do aluno dentro do curso. Diferente de bloquear o aluno na plataforma, essa opção apenas irá tirar o acesso do aluno a esse curso específico. O administrador pode bloquear e desbloquear assinaturas a qualquer momento.


Veja outros artigos:

 

- Alterar a senha do meu aluno

- Aluno não consegue acessar no curso

- O que torna um aluno ativo ou inativo na plataforma

- Como criar campos personalizados no meu cadastro?

- Quais são os e-mails automáticos da plataforma?

- Coautores: Afiliados e split de pagamento


Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode abrir um chamado para o nosso time aqui, ou enviando um e-mail para suporte@eadbox.com. Mas antes, leia este artigo e entenda quais as informações que nosso time de atendimento precisa para te ajudar de forma mais rápida.