Atenção: Esse artigo é para os administradores da plataforma. Caso você seja um aluno, favor entrar em contato diretamente com a instituição responsável pelo seu curso
Como funciona?
Quando você tem vários alunos para inserir na plataforma, o processo de adicionar um por um é totalmente inviável, certo?
Para solucionar esse problema, nós criamos a importação em massa. Com ela é possível adicionar na plataforma vários alunos de uma vez, ao criar a importação, a plataforma disponibiliza uma planilha base para você inserir os dados corretos.
Nessa planilha os campos marcados com um * são campos obrigatórios. Por padrão os campos obrigatórios da plataforma são nome e e-mail, mas você também pode definir outros campos obrigatórios.
Importando
Depois que você tiver baixado o arquivo base, preenchido, deve fazer o upload dele em uma nova importação em massa. É importante que todos os campos estejam marcados como texto, e a planilha esteja livre de edições (mudança de fonte, mudança de cores, texto sublinhado, negrito ou itálico). Edição nos textos pode falhar a importação.
A opção “Normalizar” serve para deixar tudo como texto, caso tenha passado batido em alguma célula na sua planilha (e estiver como número, por exemplo).
“Não enviar e-mail de notificação de cadastro” não notifica o aluno que ele foi adicionado na plataforma, mas caso você não tenha cadastrado uma senha para ele, ele irá receber um email solicitando a definição dela.
“Arquivo grande” é a opção para você selecionar quando o arquivo for muito extenso.
Importações em massa tem um limite de 1000 importações por planilha, se você precisar inserir uma quantidade maior de usuários, faça mais de uma importação.
Checando a importação
Ao finalizar a importação a plataforma te dá uma visão geral dos alunos que foram importados, e se algum aluno não foi importado irá mostrar qual o motivo.
Erros comuns que podem ocorrer são:
Usuário já está cadastrado: o email dele já está sendo utilizado por um outro usuário na plataforma, ele pode estar ativo, inativo ou bloqueado.
O campo “ “ não pode ficar em branco: um campo de cadastro obrigatório na sua plataforma que não foi preenchido
Inserindo em salas de aula
A importação em massa também pode ser usada para adicionar alunos direto em uma sala de aula. Quando você preenche o campo “teams” na planilha de importação, a plataforma entende que o aluno deve ser adicionado naquela sala de aula quando o mesmo for importado. Você pode colocar o nome de salas de aula que já estão criadas, mas se você inserir um nome novo, a plataforma cria a sala para você.
Atualizando em massa
Caso você já tenha todos os usuários cadastrados na plataforma e precisa atualizar as informações do cadastro deles, você pode usar o recurso de atualização em massa.
Ela funciona da mesma forma que a importação: você precisa baixar a planilha de exemplo, preencher os campos obrigatórios e os campos que você precisa atualizar. Lembrando que se você deixar campos em branco na planilha, ele irá sobrescrever essas informações no perfil do aluno. Então se tem algum campo no cadastro que você não queira atualizar, apague a coluna na planilha para não correr o risco de deixar em branco no cadastro, ok?
O que vai definir se é uma importação ou uma atualização em massa é a opção “atualizar por”. Se estiver marcado “não atualizar”, será uma importação, e atualizar por “email” será uma atualização de todos os campos preenchidos na planilha.
Por padrão a opção de atualização em massa não está habilitada nas plataformas, é necessário solicitar a liberação para a nossa equipe de suporte através do email suporte@eadbox.com, visto que o mau uso dela pode provocar perda de informações na plataforma.
Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe de atendimento através do suporte@eadbox.com