Atenção: Esse artigo é para os administradores da plataforma. Caso você seja um aluno, favor entrar em contato diretamente com a instituição responsável pelo seu curso.


Avaliações e pesquisas de satisfação são muito importantes para medir a qualidade dos seus cursos, seja em cursos para venda ou treinamentos corporativos.  


Com os resultados obtidos, você pode trabalhar em cima de melhorias para que seus alunos tenham um melhor aproveitamento do conteúdo que está sendo disponibilizado.


Avaliações e pesquisas de satisfação são conteúdos diferentes dentro de uma aula:


save image


Para adicionar uma nova avaliação, é necessário selecionar a opção de adicionar conteúdo e escolher a opção “Avaliações” (ícone da prancheta com o lápis). Ao criar uma nova avaliação é necessário inserir o título e definir se é uma avaliação extra ou não.


Avaliação extra não conta no progresso do aluno, então ele poderá optar por fazer ou não, sem ter nenhum impacto para a finalização do curso.


save image


Quando a avaliação for criada, você terá algumas opções para inserir as questões: 


  • Múltipla escolha: você terá um campo para adicionar a questão, campos para adicionar as alternativas (não há um limite definido de alternativas que podem ser inseridas), definir um peso para a questão em relação às outras e adicionar comentários na correção. Você deverá escolher a alternativa correta quando adicionar a questão. Para questões de múltipla escolha, a plataforma faz a correção automática.

  • Discursiva: você terá um campo para adicionar a questão, e pode definir o peso dela em relação às outras. A correção da questão discursiva é sempre manual.

  • Upload: é a opção recomendada se você precisa que o aluno te envie um arquivo para avaliação. Você terá um campo para adicionar a questão, e pode definir o peso dela em relação às outras. A correção das questões de upload é sempre manual.

  • Pergunta de fórum: Você deverá selecionar referente a qual tópico do fórum é aquela questão, e pode definir o peso dela em relação às outras.

    

Caso você utilize mais de um tipo de perguntas em sua avaliação, será necessária a correção manual dela, visto que todas as demais não possuem correção automática.


Ao inserir uma questão, a mesma é salva automaticamente após alguns segundos. Uma segunda questão só pode ser inserida quando você terminar de inserir a primeira. Quando você terminar de inserir o texto da questão e as alternativas, é só clicar fora do campo da questão (no espaço cinza, conforme mostrado na imagem abaixo).


Você poderá inserir quantas questões precisar, a plataforma não limita a quantidade.


save image


Nas configurações da avaliação você irá encontrar as configurações gerais, de nota e tempo:


save image


  • Configurações gerais

    • Exibir respostas: você pode escolher a opção para mostrar sempre ou nunca, ela é válida para questões de múltipla escolha. Caso o seu aluno possa fazer a avaliação mais de uma vez, recomendamos que você deixe essa opção desmarcada, visto que o aluno poderá ver a resposta certa antes de fazer a nova avaliação.

    • Questões aleatórias: se essa opção for assinalada, os alunos não farão a prova na mesma ordem. É uma opção interessante para que os alunos não “passem cola”, visto que a ordem das questões será diferente tanto de um usuário para o outro quanto para o aluno que faz a mesma avaliação mais de uma vez. Você também pode definir quantas questões serão "sorteadas" na avaliação. Por exemplo, caso você tenha inserido 20 questões em sua prova, você consegue definir que a prova tenha só 10 questões, assim as questões que serão "sorteadas" para o aluno, com base na quantidade total de questões que você inseriu.

    • Limitar tentativas: você pode definir um número de tentativas para o aluno fazer a avaliação. Caso ele chegue a esse número e ainda assim não consiga atingir a nota, será necessário solicitar para o responsável pelo curso (administrador ou tutor) que lhe solicite mais uma chance.

    • Prova manual: essa opção pode ser utilizada se você trabalha com conteúdo presencial, a prova manual na plataforma serve como um “depósito de nota”, apenas para que fique contabilizada a nota no histórico do aluno de uma avaliação que foi feita fora da plataforma.

    • Não requer correção: o aluno poderá realizar uma nova tentativa da avaliação sem que a anterior tenha sido corrigida, e ele ainda esteja dentro do número de tentativas.

    • Prova mediada: Alunos poderão visualizar e fazer comentário em avaliações de outros alunos do mesmo curso.


  • Configurações de nota

    • Peso: você pode definir qual será o peso dessa avaliação em relação às outras avaliações dentro do curso. Caso todas as avaliações tenham o mesmo peso, é só deixar o campo em branco.

    • Considerar nota máxima: a plataforma sempre irá considerar a nota mais alta do aluno, independente da tentativa. Se a opção for desmarcada, ele irá considerar a última tentativa feita.

    • Avaliação extra: é utilizada para dar nota extra ao aluno, assinalando essa opção você pode definir qual será a nota máxima que pode ser adicionada na média final do aluno.


  • Configurações de tempo

    • Data de início e finalização: você pode adicionar um período específico que a avaliação irá ficar disponível, fora desse período os alunos não poderão mais acessar a mesma. Essa opção é recomendada para cursos que tem tempo limitado e turmas que só tem um período específico para realizá-lo, caso você trabalhe com turmas que entram em períodos diferentes, deixe os campos vazios. Não queremos que os seus alunos não consigam acessar as avaliações, certo?

    • Tempo limite: é possível limitar uma quantidade de tempo em minutos para o usuário responder a avaliação. O aluno precisará fazer a avaliação dentro daquele tempo, e se não conseguir precisará pedir uma nova chance para o responsável do curso.


A visualização das respostas e correção das avaliações pode ser feita através da opção “Correções”, na aula onde o conteúdo está inserido.


Nas pesquisas de satisfação é possível somente adicionar perguntas de múltipla escolha ou discursivas. Os resultados poderão ser visualizados na aula onde a pesquisa está inserida, no botão “Ver resultados”, na frente do conteúdo.



Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe de atendimento através do suporte@eadbox.com