O certificado é uma ferramenta muito útil que ajuda ao aluno e todo conteúdo que seja estudado por ele possa ser comprovado por meio do certificado emitido pela instituição que promoveu o curso. 

Sua importancia:

- Permitem que horas de atividade sejam validadas para diversos fins. 

- É uma prova inquestionável de todo o estudo realizado.

- Comprovação dos conhecimentos obtidos.


Além disso, para algumas situações, os certificados são exigidos obrigatoriamente nos cursos superiores.


Existem duas possibilidades de criar o certificado:

- Certificado geral, onde aplica ele em todos os cursos da plataforma

- Certificado Customizado, que se aplica a um curso específico independente do geral.


O certificado nos dois casos é criado a partir de um PDF Template que vc coloca com os dados da sua escola e os dados por default da plataforma.

Exemplo:

- PDF Template:  Aqui você cria e um documento PDF, A4, sentido Horizontal e coloca o título da sua escola, as assinaturas digitais, tudo o necessário para identificar sua escola.

- Dados da plataforma: A plataforma irá colocar os dados do curso, data e todas a informações configuráveis.


Finalmente o Template PDF e as informações da plataforma se fusionam criando o certificado.


Para habilitar o certificado você precisa ir em Perfil administrdor > Configurações > Certificados e clicar em “Habilitar certificado”.


Aqui você poderá preencher as informações que deseja apresentar no certificado, assim como a imagem de fundo (template do certificado). 


A imagem de fundo do certificado (template) pode ficar desconfigurado caso a dimensão não esteja correta.


As informações da plataforma inseridas no certificado, podem ser movimentas na vertical para ficar de acordo com o PDF template inserido, sao elas:

- Nome do aluno, 

- Cidade, 

- Período de realização.

- Cabeçalho e rodapé

Após preencher essas informações você deve clicar em “Criar certificado”.




Caso queira editar o certificado, basta ir novamente em "Configurações" -> "Certificados" e clicar no ícone da “canetinha”.


Exemplo



Esse certificado é uma funcionalidade por curso. Porém, após ele estar habilitado, também existe a possibilidade de configurar o certificado geral ou sem certifcado específico.


Para isso é necessário entrar como Autor dentro do curso em questão e ir em "Configurações" > "Certificado".




Opçao certificado padrão, vai deixar o certificado do Perfil Aministrador se configurado.


Opção Certificado Customizado é onde criamos ele para este curso especificamente, existe um modo de pré visualização que ajuda a sua configuração.


Opção sem certificado ajuda a tirar o certificado quando o curso não precisa ter.


Na construção do certificado customizado a aprtir da seção "Configurações do certificado" e "Layout do certificado" ter em conta as recomendações.


A causa principal é que o Template PDF não esta na medida correta.


Algumas ferramentas podem corromper as camadas do arquivo do certificado dependendo da forma como você exporta. Quando essas camadas são corrompidas, ao gerar o certificado na plataforma as informações aparecem invertidas (espelhadas ou de ponta cabeça.


Para solucionar esse problema é preciso refatorar o template do certificado e adicioná-lo novamente. 

1 - Abri um editor de texto (no meu caso, usei o LibreOffice Writer, que é gratuito, mas você pode usar o Word ou qualquer outro editor de texto.

2 - Coloque as configurações de página conforme print.

Não é necessária nenhuma alteração nas configurações. Na resolução de imagem (300 DPI), irá influenciar diretamente na qualidade da imagem. O recomendado é 300 DPI.

*Todas as margens em 0, formato A4, Paisagem.


3 - Cole a imagem no documento.

 

4 - Após isso, coloque para exportar como PDF, clicando em Arquivo > Exportar como > Exportar como PDF:



Se o aluno informar que finalizou o curso mas não conseguiu emitir o certificado, é preciso se atentar a alguns detalhes e entender o que pode ter causado esse problema.

- Verificar dentro do curso se o mesmo está ativo.

- Validar se seu curso tem avaliação ou não. (é preciso que o aluno esteja como concluído e aprovado no curso).

- Verificar se atingiu a nota necessária para ser aprovado, ou terá que refazer a avaliação.


Se o aluno já concluiu o curso e foi aprovado, e o administrador/autor adicionou um conteúdo no curso, o progresso do aluno será alterado.

- Será necessário assistir os conteúdos novos ou o administrador forçar a conclusão.


Para forçar a conclusão de um aluno no curso é necessário acessar o perfil em Gestão > Pessoas, clicar no curso que o aluno está matriculado e clicar em forçar conclusão.


Erro ao tentar alterar o certificado personalizado para o padrão/sem certificado(AUTOR).

1. Esse erro ocorre devido ao certificado geral da plataforma não ter sido ativado. Para isso, basta entrar na visão do Administrador em configurações->certificado e ativar o certificado geral.


2. Caso o certificado padrão/geral já esteja ativado e mesmo assim o erro ocorre ao tentar passar do certificado personalizado para o padrão (ou vice versa) dentro do curso.


Isso ocorre devido ao template do certificado personalizado estar corrompido, basta apenas substituir por outro template , no certificado personalizado, que não esteja corrompido.


Ao realizar o upload o PDF Template a plataforma realiza um novo processamento, nesse processo o arquivo pode ter corrompido em alguma parte. 


Isso não significa que você não consiga abri-lo, mas a plataforma acusará erro (erro 429) devido a inconsistência apresentada no arquivo. 



Para tentar arrumar um template corrompido é tentar realizar o procedimento de abertura deste em um software Gratuito como o Gimp e salvar o arquivo novamente. Baixar Software





Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode abrir um chamado para o nosso time aqui, ou enviando um e-mail para suporte@eadbox.com. Mas antes, leia este artigo e entenda quais as informações que nosso time de atendimento precisa para te ajudar de forma mais rápida.