Atenção: Esse artigo é para os administradores da plataforma. Caso você seja um aluno, favor entrar em contato diretamente com a instituição responsável pelo seu curso


Sobre a assinatura em um plano

Toda assinatura em um plano criado tem um período de cobrança atual conforme a imagem abaixo, é determinado por um início (current_period_start) e um fim (current_period_end). Veja como funcionam os planos na plataforma.


A imagem abaixo mostra o fluxo do processo.


Exemplo:
Uma assinatura com um plano de 30 dias criada 01/08, terá hoje como current_period_start, e daqui a 30 dias 30/08 como current_period_end.



Os pedidos de cobranças são sempre realizadas na data do current_period_end. Ou seja, serão feitas ao fim de cada período, iniciando um novo período logo em seguida

(se assim foi configurado pela quantidade de cobranças).



Pagamento em cartão de crédito

1 - Status “Pago, Ao criar uma assinatura pelo aluno com cartão de crédito, é feita a primeira tentativa de cobrança do usuário e, sendo bem-sucedida, a assinatura terá esse status.


Se o plano tiver um período de testes, o cartão é validade e seus dados armazenados para que a cobrança seja feita após esse prazo.


Ao fim do “período atual”, realizamos a próxima cobrança da assinatura que, sendo paga com sucesso, permanecerá como paga e seus períodos de início e fim serão atualizados.


2 - Pagamento Pendente, Se o pagamento falhar por algum motivo (falta de saldo, transação negada pelo banco, etc), entrará no status “Pagamento Pendente”. 

Durante esse status, tentamos cobrar o assinante por 3 dias, notificando-o por e-mail a cada vez que o pagamento falhar ou não for detectado.


3 - Não Pago, se após todas as tentativas de cobrança, a assinatura ainda não for paga, seu status passará para “Não pago”. 

Durante o período em que ela estiver com esse status, podem ser realizadas mais algumas tentativas de cobrança agora, com um intervalo de dias entre elas, 3 cobranças, com 2 dias de intervalo entre cada uma.


4 - Assinatura não paga, após todas as tentativas de cobrança, ocorre o cancelamento automático. 

Durante este periodo nenhuma outra operação vinculada à assinatura é realizada e ela não pode mais ser utilizada, pois esse é um status final e definitivo.


Pagamento com boleto bancário

Ao criar uma assinatura pelo aluno com boleto bancário:


1 - Status Pago: Será emitido um primeiro boleto com 7 dias de validade ou conforme configurado na sua integração. Portanto essa assinatura estará com o status “Não pago” até seu pagamento ser detectado, quando mudará para “Pago”. 


2 - Status Trial: Se o plano possuir um período de testes, o boleto será emitido com data de validade para o fim desse mesmo período e a assinatura terá status “Em trial”. 


3 - Status Não pago: Ao fim desse período, se o boleto for pago, esse status será alterado para “Pago”. Mas caso o boleto não tenha sido liquidado até o fim do trial, a assinatura passará para “Não pago”.


4 - Status Pagamento Pendente: Ao detectarmos o pagamento de um boleto referente ao "período atual", a assinatura continuará com o status “Pago” e o período será atualizado respeitando a data de pagamento. Dessa forma, se o assinante efetuar o pagamento 5 dias antes do final do período atual, o fim desse terá um acréscimo de 5 dias. Caso o boleto não seja pago até o fim do período ao qual se refere, a assinatura entrará no status “Pagamento Pendente”. 

Durante esse status, será feita uma tentativa de cobrança ao consumidor, por 3 dias, notificando por e-mail todas as vezes que o pagamento falhar ou não for detectado.


5 - Se, após todas as tentativas de cobrança, a assinatura ainda não for paga, seu status passará para “Não pago”.

Durante o período em que ela possuir esse status, poderão ser realizadas mais algumas tentativas de cobrança, agora com um intervalo de dias entre elas, 3 cobranças, com 2 dias de intervalo entre elas.


Importante

Quando um usuário for notificado por e-mail, é enviado um link de gerenciamento de assinatura, no qual ele pode alterar a forma de pagamento ou o cartão de crédito utilizado.


- Sempre que um boleto de uma assinatura é pago, o próximo será emitido e ficará disponível para pagamento. Desta forma, após o último pagamento, o boleto correspondente ao período atual já poderá ser pago pelo cliente.


- O tempo máximo de cobrança é de 10 dias e cancelando no 11º dia, ficando assim:


Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe de atendimento através do suporte@eadbox.com